Descrição Completa:
a semente de abóbora é considerada um subproduto e por muitas vezes é descartada, porém, vem ganhando importância devido a sua rica composição nutricional, além de efeitos anticancerígenos, antihelmínticos, antivirais, antiinflamatórios e antioxidantes. Ademais, é rica em ácidos graxos poliinsaturados, os quais são essenciais para o organismo, e em compostos bioativos, como carotenóides, vitaminas do complexo B, vitamina E e compostos fenólicos (principalmente fitoestrógenos). É também uma excelente fonte de fibras, que auxilia no trânsito intestinal e no aporte de ingestão diária. Carboidratos e proteínas também estão presentes na semente e podem auxiliar no aporte calórico.
Benefícios:
1. Favorece o relaxamento e promove o bem-estar
Essas sementes possuem uma elevada quantidade de magnésio e triptofano, que são substâncias que atuam a nível cerebral, ajudando a combater o excesso de estresse, o cansaço e estimular a memória.
2. Perda de peso
As sementes de abóbora são ricas em fibras, promovendo uma maior sensação de saciedade e fazendo com que a pessoa diminua a quantidade de alimento consumida no dia a dia, ingerindo menos calorias e favorecendo a perda de peso.
3. Ajuda a aumentar a massa muscular
As sementes de abóbora são uma excelente fonte de proteínas, por isso pode ser interessante incluir na alimentação quando o objetivo é ganhar massa muscular, podendo ser incluída em saladas, em vitaminas, no iogurte, nos cereais e nos lanches.
4. Protege as células do organismo
Devido ao seu elevado teor de antioxidantes como os carotenoides e a vitamina E, as sementes de abóbora ajudam a proteger as células do organismo do efeito dos radicais livres, ajudando a diminuir a inflamação, assim como ajuda a diminuir o risco de alguns tipos de câncer, como o de estômago, próstata, cólon e mama.
5. Diminui a inflamação
As sementes de abóbora são uma excelente fonte de ômega-3, no qual exerce uma ação anti-inflamatória contra os processos de estresse ou de doenças que possam estar causando um estado do inflamação do corpo, ajudando a proteger o organismo de doenças cardiovasculares e cerebrais e melhorando a memória e a disposição.
6. Melhora a saúde da próstata e da tireoide
As sementes de abóbora são ricas em zinco, um mineral que é importante para fortalecer o sistema imune e que ajuda a regular o funcionamento da tireoide. Alguns estudos demonstraram que o consumo diário dessas sementes ajuda a diminuir os sintomas de hiperplasia benigna da próstata e a melhorar a qualidade de vida.
7. Ajuda a combater os parasitas intestinais
Essas sementes têm sido utilizadas como remédio caseiro para combater os parasitas intestinais, já que possuem ação anti-parasitária e anti-helmíntica, podendo ser consumida tanto por crianças quanto por adultos.
8. Combate a anemia
As sementes de abóbora são uma excelente fonte vegetal de ferro e, por isso, ajudam a combater a anemia, podendo também ser consumida por pessoas veganas ou vegetarianas para aumentar a quantidade de ferro no organismo.
É importante que em conjunto com as sementes de abóbora seja consumida também algum alimento fonte de vitamina C, pois assim é possível favorecer a sua absorção intestinal. Alguns alimentos ricos em vitamina C são a laranja, a tangerina, o mamão, os morangos e o kiwi. Veja uma lista dos alimentos ricos em vitamina C.
09. Alivia a dor de barriga
As sementes de abóbora ajudam a aliviar a dor de barriga e as cólicas menstruais, já que contém magnésio, que é um mineral que atua diminuindo a contração muscular e o funcionamento dos nervos e, como consequência, a dor menstrual.
10. Cuida da saúde do coração
Essas sementes possuem fitoesterois, magnésio, zinco, ácidos graxos bons e ômega-3, que ajudam a manter a saúde do coração já que exercem um efeito cardioprotetor, uma vez que ajudam a controlar a pressão arterial, a reduzir o risco cardiovascular, diminuir os níveis de colesterol e a controlar os níveis de açúcar no sangue.
11. Regula os níveis de açúcar no sangue
Como tem grande quantidade de fibras e de magnésio, as sementes de abóbora ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, sendo muito importante para as pessoas diabéticas e para quem possui obesidade com resistência à insulina ou hiperinsulinismo.