Atualizando informações ...

ÓLEO ESSENCIAL MELALEUCA - TEA TREE (GT. Austrália) 10 ML PHYTOTERAPICA

Ref: UN_03438_01
Marca: Phytoterápica
Modelo: MELALEUCA_TEA_TREE

Não disponível
Informações

Óleo Essencial de Melaleuca (Melaleuca alternifolia)

A melaleuca ou tea tree pertence a família das mirtáceas, que possui 130 gêneros e fazem parte dela o eucalipto e o cravo.

O gênero Melaleuca compreende aproximadamente 200 espécies, todas nativas da Austrália. A árvore de tea tree pode chegar a 6 metros de altura, porém seu crescimento é muito lento, e pode viver por anos como um arbusto.

Para extração de 1 litro de óleo essencial de Melaleuca, são necessários aproximadamente 100 kg de folhas.

Na aromaterapia, o óleo essencial de Melaleuca (Tea Tree) é tido como um dos óleos essenciais mais versáteis.

FORMA DE USA

  • Aromatizador: aproximadamente 15 gotas.
  • Banhos: 20 gotas após encher a banheira dissolvidas em uma colher de sopa de óleo vegetal.
  • Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de óleo vegetal.
  • Inalação: 2 gotas em um lenço ou inalador com soro fisiológico ou água.
  • Massagem: 1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.
  • Cabelos: 1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal ou xampu.
  • Uso tópico: 5 gotas por colher de sopa de óleo vegetal   

Para que serve

Os principais benefícios do uso de óleo de melaleuca (tea tree) são:

1. Desinfetar feridas

Devido às suas propriedades bactericidas, o óleo de melaleuca é bastante eficaz na eliminação de bactérias como E. coliS. pneumoniaeH. influenzae, S. aureus ou outras bactérias que podem causar infecções através de feridas abertas. Além disso, também parece acelerar a cicatrização e reduzir a inflamação do local.

Como usar: misturar uma gota do óleo com uma colher de sopa de óleo de amêndoas e aplicar uma pequena quantidade desta mistura na ferida e cobrir com uma gaze. Pode-se repetir este procedimento uma a duas vezes por dia até à cicatrização completa.

2. Melhorar a acne

A melaleuca reduz a acne devido às suas propriedades anti-inflamatórias e capacidade para inibir o crescimento de bactérias, como é o caso da Propionibacterium acnes, a bactéria causadora da acne.

Como usar: pode-se usar um gel ou um fluído com melaleuca na composição, ou misturar 1 mL de óleo de melaleuca em 9 mL de água e aplicar a mistura nas regiões afetadas, 1 a 2 vezes ao dia.

3. Tratar fungos nas unhas

Devido às suas propriedades fungicidas, o óleo de melaleuca ajuda a tratar a micose nas unhas, podendo ser usado sozinho ou em combinação com outros remédios.

Como usar: misturar 2 ou 3 gotas do óleo de melaleuca em um óleo vegetal como o óleo de amêndoas ou de coco e aplicar nas unhas afetadas.

4. Eliminar o excesso de caspa

O óleo de melaleuca é bastante eficaz no tratamento da caspa, melhorando a aparência do couro cabeludo e acalmando também a coceira.

Como usar: existem shampoos na farmácia que têm óleo de melaleuca na composição que podem ser usados diariamente. Além disso, podem também ser adicionadas umas gotas deste óleo a um shampoo regular e usar sempre que se lava os cabelos.

5. Repelir insetos

Este óleo pode também ser usado como repelente de insetos, podendo ser ainda mais eficaz que os produtos de farmácia que têm DEET na sua composição. Além disso, pode ser também usado para impedir a infestação por piolhos ou para ajudar na sua eliminação, além de que também alivia a coceira provocada por estes parasitas.

Como usar: para afastar insetos pode-se fazer um spray misturando óleo de melaleuca com outros óleos essenciais, como lavando ou citronela por exemplo e diluir em óleo de amêndoa. No caso de piolhos, pode-se adicionar cerca 15 a 20 gotas de óleo de melaleuca no shampoo habitual e depois usar fazendo suaves massagens com as pontas dos dedos no couro cabeludo.

6. Tratar o pé de atleta

O pé de atleta é uma micose difícil de tratar, mesmo com o uso de medicamentos antifúngicos. Complementar o tratamento com óleo de melaleuca, pode ajudar a melhorar os resultados e a encurtar o tratamento. Além disso, melhora também os sintomas da infecção, como a coceira e inflamação.

Como usar: misturar meia xícara de chá com pó de araruta e meia xícara de chá de bicarbonato de sódio e adicionar cerca de 50 gotas de óleo de melaleuca. Esta mistura pode ser aplicada uma a duas vezes ao dia.

7. Prevenir o mau hálito

O óleo de melaleuca ajuda a combater os micro-organismos que provocam as cáries e o mau hálito, devido as suas propriedades antissépticas e antibacterianas.

Como usar: para fazer um elixir caseiro, basta juntar uma gota de óleo de melaleuca a uma xícara de água morna, misturar e bochechar por cerca de 30 segundos.

8. Auxiliar no tratamento de infecções genitais

O óleo de melaleuca também pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de infecções genitais, como a candidíase, a vaginose bacteriana ou a tricomoníase, devido suas propriedades antimicrobianas, ajudando a aliviar os sintomas e acelerar a recuperação. No entanto, o uso do óleo de melaleuca não substitui o tratamento indicado pelo médico.

Como usar: o óleo de melaleuca pode ser diluído com outro óleo, como o óleo de amêndoas, por exemplo, e aplicado sobre a região genital.

Quando não se deve usar

O óleo de melaleuca só deve ser usado externamente, não devendo por isso ser ingerido porque pode ser tóxico por via oral. Além disso, quando usado na pele, deve ser diluído, principalmente em pessoas com pele sensível, para evitar irritação da pele.

Possíveis efeitos colaterais

O óleo de melaleuca geralmente é bem tolerado, no entanto, embora seja raro, podem ocorrer efeitos colaterais como irritação da pele, reações alérgicas, coceira, queimação, vermelhidão e secura da pele.

Este óleo é toxico se for ingerido, podendo causar confusão, dificuldade em controlar os músculos e em fazer movimentos e pode ainda causar diminuição da consciência.

Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree) na Aromaterapia

 

Aplicações cosméticas: Previne acnes e equilibra a oleosidade da pele. Fortalece os cabelos quebradiços.

Aplicações no campo emocional: Proporciona ânimo e vigor.

Componentes principais: Terpinen-4-ol e 1,8-cineol.

Método de extração: Destilação por arraste de vapor das folhas.

Nota olfativa: Média.

Classificação de fragrância: Fresco, amadeirada, herbal.

Família: Myrtaceae.

Tabela Nutricional

"A Aromaterapia é reconhecida e descrita pelo Ministério da Saúde, através da Portaria n. 1.988/2018, como uma “Prática terapêutica que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo visando à promoção da saúde física e mental.”, e a incluiu nos procedimentos e serviços especializados de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses Próteses e Materiais Especiais do SUS e no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

No Brasil os Óleos Essenciais não são considerados substâncias medicamentosas, eles são caracterizados e regulamentados pela ANVISA como aromatizantes naturais, dentro da categoria dos cosméticos. Seu uso dentro da Aromaterapia tem caráter de terapia complementar e não substitui a procura por um médico especializado para que este forneça orientações no caso de sintomas persistentes ou de reações adversas.

Apesar de 100% naturais e de alta qualidade, os óleos são concentrados e podem apresentar propriedades fotossensíveis, dermocausticas ou até mesmo causar alergias, demandando cuidados na utilização. A ingestão não é recomendada, a menos que indicado por um profissional da saúde e/ou aromaterapeuta qualificado. Óleos Essenciais devem sempre estar fora do alcance de crianças.

Nossos óleos são puros e naturais. Não utilizamos aditivos, corantes, conservantes, antioxidantes, emulsificantes ou estabilizadores, portanto, estão sujeitos a sazonalidades de safra, clima, pluviometria, entre outras variáveis. Um lote será sensivelmente diferente do outro e isso atesta a qualidade e o nosso compromisso em entregar produtos realmente naturais, uma vez que o atendimento integrativo e complementar que envolve, dentre outras práticas, a aromaterapia, deve ocorrer nos moldes de um tratamento naturopático, adotando a visão ampliada e multidimensional do processo vida-saúde-doença".

Produtos visualizados

Carregando ...
Ao usar esta loja virtual, vocé aceita automaticamente o uso de cookies. Acessar nossa Política de Privacidade